Imagem capa -  Cuidados Ao Escolher A Sua Foto De Perfil - Dicas Para Empreendedores por Cristiano Nakajima

Cuidados Ao Escolher A Sua Foto De Perfil - Dicas Para Empreendedores

Atualizar a sua foto de perfil pode parecer uma tarefa simples, mas pequenos descuidos podem fazer com que uma mensagem errada seja passada ao seu cliente. Afinal, a sua imagem representa quem você é perante o seu público e é muitas vezes o primeiro contato que você tem com ele.


Para ilustrar algumas situações comuns, procurei em minhas próprias fotos, alguns exemplos de como evitar que a sua marca pessoal seja desvalorizada, criando quatro dica simples que poderão servir de guia ao escolher a sua próxima foto de perfil.


Para fazer isso, primeiramente, gostaria que respondesse para si mesmo, as perguntas abaixo. Elas servirão de base e reflexão:



A- Você já parou para pensar como gostaria de ser visto profissionalmente?


B- Olhando para a sua foto de perfil, ela te inspira confiança em seu trabalho?

 

C-Ao procurar pelo perfil de negócios de outras pessoas, você leva em consideração o modo como ela se apresenta?




Agora, sempre pensando em suas respostas, aqui vão as 4 dicas!




1 - Evite fotos em festas, com bebidas e comida;




Muitas vez postamos fotos que nos remetem a momentos de felicidade. No entanto, sem contexto, essas imagens podem passar uma ideia totalmente equivocada, nos fazendo perder a credibilidade.

Imagine a seguinte cena,   você precisa resolver um problema urgente em sua empresa, procura um profissional e ao abrir seu perfil encontra a foto ao lado.

 A primeira impressão que você pode ter, é de que essa pessoa é festeira e irresponsável. 

Existem lugares apropriados em que podemos expor nossa vida pessoal. Tão importante quanto a mensagem é o público que ela vai atingir.  



2 - Cuide do enquadramento e não coloque fotos recortadas;





Fotos recortadas tiram a atenção do observador.

Na foto ao lado existe uma mão "fantasma" que faz com que nosso cérebro fique tentando completar a cena, montando um quebra-cabeça sem fim.

Além disso, o horizonte está torto e existe uma placa ao fundo que chama muito a  atenção. Nossos olhos se fixam nela instantaneamente  e logo após isso vão procurar o que existe lá fora. 



3 - Não esconda os seus olhos;







A foto de perfil profissional é a nossa apresentação, a maneira como iniciamos uma conversa. E uma boa comunicação exige um contato visual constante.

Ao esconder os olhos você estará também se fechando, demonstrando falta de interesse em seu interlocutor.

É quase impossível criar empatia com quem esconde o seu olhar dos outros. 



4 - Atenção à postura e a iluminação local.





A linguagem corporal é imprescindível para uma comunicação eficaz. Ela atende pelos primeiros segundos de exposição e diz muito sobre você. 

Um ambiente bem iluminado permite que possamos ver as expressões faciais, fixar o olhar e nos conectar mais rapidamente.

A postura também é muito importante, nessa imagem a pessoa parece cansada e sem confiança.





Como podemos ver, a imagem pessoal não se resume a qualquer foto postada no seu perfil social e profissional. Ela é o seu maior patrimônio e depende só de você. Comunica-se diretamente com o cliente que o vê pela primeira vez. Por isso é necessário alguns cuidados como iluminação, linguagem corporal e contexto para que seja bem construída. 

 

Para ler outro artigo relacionado clique aqui


E para saber mais sobre o meu trabalho clique nesse link!



MUITO OBRIGADO PELA LEITURA, ESPERO TER AJUDADO, QUALQUER DÚVIDA 

ESTAREI A SUA DISPOSIÇÃO!