Imagem capa - O retrato de Gestante por Cristiano Nakajima

O retrato de Gestante

Muitas vezes, a gestante é vista apenas como um envólucro, um meio ou uma embarcação que trará um bebê ao mundo. Porém, ela é antes de tudo, uma mulher com sentimentos, anseios e sonhos. E é esse momento, tão único e especial, que deve ser retratado.



Nessa foto, minha amiga Vania estava aguardando a chegada do Hugo. Mas será que é apenas isso que ela se recordará?

Ou ela irá pensar em como foi marcante o momento da descoberta. A expressão nos olhos de seus familiares, as dores e  os chutinhos na barriga, os desconfortos e de como isso afetou sua maneira de ser. Como todo o seu corpo mudou para que pudesse se tornar mãe.





Com um misto de surpresa e emoção, a Jo trouxe ao mundo seu filho Yuji. Simples assim? Acredito que não.

Ela se encontrava bem longe de casa, mais precisamente, do outro lado do mundo. Podia imaginar esse dia mas não podia antecipar o que viria. Não basta apenas contar com a experiência alheia. Cada pessoa possui e vive a sua própria história. Todos os desafios e ansiedades, obstáculos vencidos e superações, constroem o seu ser.




A Bruna agora trará um irmazinha para a Alice. As conversas e as perguntas de sua filhinha primogênita, com sua curiosidade de criança, criarão uma nova experiência, diferente da primeira gestação. Todas as  mudanças e o que virá,  partirão desse instante marcado em sua vida. Lindas recordações revividas em uma imagem, guardada por anos e gerações.






Poder gerar uma vida é uma coisa incrível, mas não é o que define uma mulher. A gravidez é um grande capítulo que ela escreve em sua vida, um dos mais importantes e impactantes.

Uma gestante é um ser em constante transformação. O que ela vivencia durante esse tempo é algo particular e exclusivo. Uma parte daquilo que ela, como pessoa, deixará para o mundo. 

Não devemos fotografar apenas uma barriga, o retrato é um resumo de um tempo, singularidade de emoções e experiências.