Imagem capa - Retrato documental de família: que bicho é esse? por Cristiano Nakajima

Retrato documental de família: que bicho é esse?

É curioso como  às vezes as idéias mais simples nos trazem implicações tão profundas. A fotografia documental de família é uma modernização daquilo que vem sendo feito há anos: registrar os momentos cotidianos, a interação entre pais e filhos, a conquista de algum objetivo ou a simples preparação para um passeio na praça. 

Você poderia me perguntar: mas isso não é o que faço sempre com o meu celular?


     
Olhem só a cara de felicidade da Be ao comer sua papinha, enquanto aguarda seu papai chegar para o passeio. E vejam só quem veio dar uma espiada!




Nós, humanos que somos, não conseguimos focar em tudo ao mesmo tempo. Também não  temos a capacidade de nos projetar para fora de nossos corpos, de modo a ter uma visão do que acontece rotineiramente ao nosso redor.


A Isa, ainda no primeiro mês, acolhida nos braços da mãe e entretida pelo pai. Hoje ela já completou um ano, parece que foi ontem ...




Isso é o que torna a fotografia documental tão especial.  Mostrar, através de um olhar externo, como essas pequenas interações: um sorriso, uma lágrima, uma palavra, um abraço, tornam-se poderosas testemunhas do que é verdadeiro e importante.

Ter a oportunidade de retratar a família em sua essência, é uma honra para mim. Algo que acredito ser um bem e um tesouro a ser guardado.